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O açaí é típico da região amazônica e possui muitos nutrientes que fazem bem à saúde. Fruto do açaizeiro, uma espécie de palmeira, ele é originário do norte do Brasil. Também conhecido pelo nome científico Euterpe oleracea, hoje é produzido em diversas regiões do país e do mundo. 95% de todo o açaí consumido no mundo vem do Estado do Pará 

O açaí é fruto de uma palmeira nativa da Amazônia que atinge até 16 metros de altura, e o que se come, na verdade, é praticamente a casca da fruta; o resto é semente. 

O açaí é uma pequena fruta arredondada, de coloração escura, variando entre o roxo e o preto, que possui um pequeno caroço e pouca polpa. O fruto é encontrado em cachos; cada tronco do açaizeiro produz até quatro cachos da fruta. Quem só conhece o fruto do açaizeiro por foto pode pensar que ele parece um mirtilo ou uma jabuticaba. Na verdade, ele se assemelha bem mais a um caroço – duro e impossível de mastigar. Por isso é que a fruta só é consumida em líquido ou pasta, depois de batida com água. 

https://super.abril.com.br/especiais/as-raizes-do-acai/

O açaí é uma fruta rica em proteínas, fibras e lipídios. É considerado o segundo maior antioxidante existente (atrás somente do cacau)! 

 

Benefícios:

 

1 – FORTALECE O SISTEMA IMUNE: As proteínas presentes no açaí ainda contribuem para a produção de anticorpos, evitando que outras doenças afetem e impeçam o atleta de prosseguir com os treinos.

2 – PREVINE DOENÇAS: A alta concentração de cálcio e potássio é essencial para a prevenção de determinadas doenças e ótima para combater as dores e danos musculares causados pelos exercícios. 

3 – REJUVENESCE: Como contém alta dose de antioxidantes, o fruto é capaz de retardar o envelhecimento e possui capacidade de combater células cancerígenas.

4-  DÁ ENERGIA: A fruta proporciona um gás extra para o organismo, já que fornece bastante carboidrato e é rica em nutrientes. O açaí é especialmente bem-vindo antes da malhação, pois sua digestão é rápida. Ou seja, garante mais disposição de maneira rápida, sem deixar aquela sensação de estômago pesado.

5 – FONTE DE FERRO: A quantidade de ferro encontrada em 100 g de fruto é de 1,5 mg. 

6 – AJUDA A CONTROLAR DIABETES: O Diabetes Mellitus tipo 2 pode ser controlado e prevenido com a ajuda da fruta, pois ela é rica em lipídios e fibras e pobre em carboidratos, além do baixo índice glicêmico que não causa picos de glicemia. Também contém propriedades hipocolesterolêmicas que atuam na redução do colesterol e melhora o equilíbrio entre colesterol HDL e LDL.

7 – MELHORA O FUNCIONAMENTO DO INTESTINO – Esse efeito se dá porque ele oferece uma boa dose de fibras, quer melhora o trânsito intestinal.

8 – PROTEGE O CORAÇÃO E MELHORA A CIRCULAÇÃO – Além de ser inimigo do colesterol ruim, o que já é um ganho e tanto para a saúde do peito, ele tem substâncias que ajudam a afastar a aterosclerose, o endurecimento dos vasos, controlando a pressão alta e melhorando a circulação sanguínea.

9 – PREVINE DOENÇAS DEGENERATIVAS, COMO O ALZHEIMER – O efeito aqui é duplo: suas substâncias antioxidantes combatem o estresse oxidativo produzido pelos radicais livre e reduzem o acúmulo de uma proteína chamada beta-amilóide, dois fatores que estão diretamente ligados a esse tipo de mal.

10 – REDUZ O RISCO DE CÂNCER – O mérito é das antocianinas, substâncias antioxidantes presentes em grande quantidade no açaí.

11 – AJUDA A EMAGRECER – Apesar desse alimento ser conhecido por ser muito calórico — fama, aliás, que ele merece — as antocianinas, são capazes de regular o funcionamento das células de gordura. Além disso, as fibras presentes no alimento aumentam a saciedade. Mas, nesse caso é preciso ter muito cuidado com as quantidades e os acompanhamentos.

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